As Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, tem a sua última rodada da fase de grupos programada para esta terça-feira e vai apontar as duas equipes que se juntarão a Irã e Japão, classificados por antecipação, além dos dois times que seguirão lutando na repescagem. Disputando todas as edições desde 1986, no México, a Coréia do Sul visita Uzbequistão no Estádio Bunyodkor, em Tashkent, capital uzbeque.

A Coréia do Sul está na segunda posição do Grupo 1, com 14 pontos, e o jogo desta terça é um confronto direto, pois o Uzbequistão, que tem 12 pontos, assim como a Síria. Quem vence do duelo entre coreanos e uzbeques se garantirá no Mundial. Mas se acontecer um empate e os sírios vencerem, em Teerã, o Irã, a Síria que avançará.

Ainda por esta chave, a China, que tem nove pontos, visita o Catar, já eliminado com sete pontos, em Doha. Os chineses podem beliscar a vaga na repescagem se vencerem por dois gols de vantagem e sírios e uzbeques perderem seus compromissos.


Pelo Grupo 2 quem corre risco de ficar de fora é a Austrália, que está na terceira posição do Grupo B com 16 pontos, mesma pontuação da Arábia Saudita, em segundo lugar por levar vantagem nos critérios de desempate. Se vencer o já classificado Japão no Estádio King Abdullah Sports City, em Jeddah, o time saudita se garantirá no Mundial. Já os australianos precisam bater a Tailândia, lanterna e eliminada com dois pontos, no Estádio Park, em Melbourne, e ainda torcer por um tropeço da Arábia Saudita.

Os Emirados Árabes Unidos, com 13 pontos, também alimentam sonho de chegar ao Mundial. Com 13 pontos, precisam vencer como visitante o Iraque, já eliminado com oito pontos, em Amman, e torcer por uma derrota dos sauditas e dos australianos.

Pelo regulamento, nesta fase todos os times se enfrentam dentro de suas respectivas chaves em turno e returno e ao fim os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a Copa do Mundo. Já os terceiros colocados se enfrentarão no sistema de mata-mata para ver quem terá uma chance extra na repescagem contra um representante da Concacaf.

Abaixo todos os confrontos programados para esta terça-feira pelas Eliminatórias asiáticas, respeitando o horário de Brasília:

GRUPO A
12h Irã x Síria
12h Catar x China
12h Uzbequistão x Coréia do Sul

GRUPO B
7h Austrália x Tailândia
11h Iraque x Emirados Árabes Unidos
14h30 Arábia Saudita x Japão

Fonte: Gazeta Esportiva, copa