Pelo menos em uma boa parte deles. O Campeonato estadual que mais custa aos cofres da emissora, o Paulistão, terá menos exposição na TV aberta em 2020, seguindo projeto da Globo de reduzir o número de jogos disponíveis gratuitamente nos Estaduais e priorizando a distribuição na TV paga e, especialmente, no pay-per-view.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na manhã de quinta-feira (26) a tabela com a transmissão dos jogos da primeira fase do Paulistão. Em 12 rodadas, apenas a última terá transmissão de uma partida em TV aberta numa quarta-feira. Ao todo, duas rodadas não serão exibidas gratuitamente, ficando restritas ao Sportv e ao Premiere, serviço de assinatura de trasnmissão de jogos. Entre elas está a de abertura da competição, nos dias 22 e 23 de janeiro (quarta e quinta-feira).


Paulistão terá menor exposição na TV aberta nos meios de semana / © Divulgação – FPF

A redução de exposição de jogos na TV aberta tem como objetivo aumentar a audiência média da transmissão do Estadual. Nos últimos anos, a Globo tem tido índices ruins no Ibope quando transmite as primeiras rodadas dos torneios locais. Isso fez a emissora abrir mão da transmissão de alguns torneios, como o Campeonato Paranaense, que em 2020 será exibido exclusivamente pelo DAZN.

Outra mudança feita pela emissora foi dar mais força ao Sportv nas transmissões. Em vez de a maioria dos jogos ser exibida no PPV, é o canal por assinatura quem mostrará grande parte das partidas da primeira fase da competição. A cada rodada, pelo menos quatro dos oito duelos estarão no canal pago. Na maioria das vezes, serão cinco partidas ao vivo no Sportv.