Corinthians obtém alvará no setor Norte e aumenta capacidade da Arena

A capacidade da Arena Corinthians aumentou em cerca de 1,6 mil lugares. O clube conseguiu alvará do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura para aumentar a capacidade do setor Norte do estádio, onde ficam localizadas as torcidas organizadas do clube, que passou de cerca de 7,4 mil para 9 mil lugares. Contra o Flamengo, no último domingo, o clube já pôde disponibilizar essa nova carga de bilhetes aos torcedores. O borderô da partida mostra que 9.027 torcedores estiveram atrás do gol onde não saiu o gol de Vagner Love.

Os administradores da Arena não confirmam de forma oficial, mas a capacidade agora ultrapassa os 49 mil lugares. O recorde de público pagante foi exatamente no último domingo, contra o Rubro-Negro, quando 43.515 pagaram para ver a vitória alvinegra por 1 a 0. O torcedor pode se questionar: “Por que, então, todos os ingressos estavam esgotados, muitos queriam comprar e sobraram tantos lugares?”. São vários os motivos:


A começar pela área obrigatória para divisão da torcida visitante no setor Sul, que normalmente faz o clube perder cerca de 1 mil lugares. Os 89 camarotes da Arena possuem algo próximo a 2,1 mil lugares, mas em média apenas 300 torcedores aparecem nos borderôs já que o Corinthians ainda tenta comercializar a maioria dos espaços. Terceiro motivo é que as 700 PSLs (cadeiras cativas) no Oeste Inferior que ainda estão desocupadas não são vendidas de forma avulsa – intenção é a de valorizar os cerca de 1 mil torcedores que aceitaram ser parceiros do clube e já alugaram seus assentos.

 

Soma-se a tudo isso uma espécie de reserva de segurança executada pelos administradores da Arena nos sete setores. Trata-se de uma pequena carga – algo que gira em torno de 300 a 500 ingressos -, que não é colocada à venda para facilitar no fluxo de pessoas antes, durante e depois do jogo. Essa reserva de segurança em todos os setores do estádio, com o passar do tempo, será diminuída. Intenção do clube é extinguí-la quando houver um know-how do funcionamento, como havia no Pacaembu.

Em tempo: a partida contra o Flamengo, pelo Brasileirão-15, não deverá ostentar o posto de maior público pagante da Arena Corinthians por muito tempo. Devido à questão de segurança, os responsáveis disponibilizaram uma carga menor de ingresso aos corintianos no setor Sul, o mesmo da torcida rubro-negra. Num jogo de menor importância e/ou contra um adversário que levará menos torcedores no setor visitante, a carga no setor Sul será maior e os 43.515 serão superados mais uma vez.