Sem muito tempo para descansar e para o técnico Hélio dos Anjos ajustar a equipe, o Paysandu volta a campo, hoje, desta vez para enfrentar o Itupiranga, pela 10ª rodada do Parazão. O jogo das 20h30, no Mangueirão, faz parte da última virada da fase classificatória da competição, na qual serão definidos os quatro times semifinalistas. O Papão já tem vaga garantida na sequência do campeonato desde a 8ª rodada, mas não abre mão de manter-se na liderança da classificação geral, na qual soma 22 pontos, dois a mais que o Clube do Remo, segundo colocado. O adversário de hoje, por sua vez, reúne remotas chances de classificação.

Para avançar à semifinal do Parazão, o Itupiranga, que soma onze pontos, na sexta colocação, precisa não só derrotar o Papão, mas ainda torcer por outros resultados da rodada. Entre esses resultados está a derrota do Paragominas, que é o quarto colocado, com 13 pontos, diante do lanterna Carajás, sem falar que o Bragantino, quinto na classificação, também soma 13 pontos, levando desvantagem no saldo de gols (-2 a -1), primeiro critério de desempate. Então, o Crocodilo aparece mais com apenas um cumpridor de tabela e que pretende se despedir da disputa surpreendendo o líder do Estadual.

No Paysandu o cenário é bem diferente ao do adversário. Além de continuar liderando o Parazão, o time quer manter a fase positiva, visando duas frentes: entrar na penúltima fase da disputa em alta cotação e estrear na Série C do Brasileiro, no sábado (8), contra o Santa Cruz-PE, na Curuzu, embalado pela campanha positiva do regional. A participação do Papão em duas competições paralelas fará com que Dos Anjos lance mão de um rodízio entre os seus comandados nos jogos a partir do próximo final de semana.

Para a partida de hoje, o treinador, no entanto, deverá – tudo indica – manter a base da formação que começou o confronto com o Paragominas. Existe, porém, a possibilidade de o atacante Mateus Anderson iniciar a partida em razão de ter estreado de forma positiva no jogo passado, marcando gol e dando assistência a outro tento do time. Também é esperada a estreia do outro recém-contratado do clube, o também atacante Erik Bessa, só não se sabendo ainda se desde o início ou no decorrer da partida.

O treinador, de início, não poderá contar com o volante Anderson Uchôa, que começou jogando contra o Jacaré. O atleta levou o terceiro cartão amarelo, assim como o meia Alex Maranhão, que entrou no decorrer da partida e está, também, suspenso. Dos Anjos avisou que fará mudanças por “atacado” no Papão, trocando algumas peças dos três setores. “Uma coisa é certa, o Uchôa e o (Alex) Maranhão receberam o terceiro cartão amarelo e não estarão a minha disposição. No caso do Uchôa é simples, entra o Caíque”, antecipou.


ITUPIRANGA

O técnico Wando Souza, do Itupiranga, fará ao menos uma mudança na formação de sua equipe para enfrentar o Papão. O zagueiro de área Raimundo volta a ser titular, após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Ele entra no lugar de Bruno, compondo o miolo de zaga com Kevin. No mais, o treinador deverá manter a formação que derrotou o Carajás, por 3 a 2, na rodada passada do Parazão. O treinador também teria a dúvida entre Tairon e Kawê, mas deve optar pelo segundo como titular. A grande expectativa no Crocodilo diz respeito ao meia-atacante Quadrado, que na última vez em que enfrentou o Papão fez “gato e sapato” com a defensiva bicolor, deixando, inclusive, em uma das jogadas das quais foi protagonista, o zagueiro Micael, como se diz, sem pai nem mãe. O time da região sudeste do Estado entra em campo com remotas chances de classificação, mas promete jogar de igual pra igual com o Papão, querendo ao menos encerrar sua participação no campeonato com uma vitória, ainda que seja pelo escore mínimo.

FICHA TÉCNICA

Itupiranga: Guibson; Ivanilson, Kevin, Raimundo e Thiago Von; Tácio, Kawê, Dok e Kaique; Quadrado e Guga. Técnico: Wando Costa.

Paysandu: Gabriel Leite; Netinho, Wesley Matos, Micael e Diego Matos; Caíque Oliveira, Serginho e Alan Calbergue; Mateus Anderson, Nicolas e Vinícius Leite. Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Mangueirão

Horário: 20h30

Árbitro: Joélson Nazareno Ferreira Cardoso

Assistentes: José Ricardo Guimarães Coimbra e Emanoel Ferreira do Amaral Júnior.

(Diário do Pará)