epois do título inédito e uma campanha perfeita dentro do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A2, conquistado no final do ano passado, as meninas do Pinheirense iniciam uma nova jornada hoje a tarde, quando vão enfrentar a Ferroviária-SP no estádio Mangueirão, agora no Campeonato Brasileiro Feminino A1. A equipe, atualmente comandada pelo técnico paulista Rildo Ramos, que já foi jogador de futebol e chegou a atuar contra times paraenses, soma 22 jogadoras, sendo que apenas três são remanescentes do time vitorioso do ano passado.

A volante Cíntia e as zagueiras Lauze e Milena fizeram parte do time campeão. Há dois anos no Pinheirense, Lauze conta que essa preparação para o Brasileiro foi intensa e a equipe está determinada para o grande desafio. “A gente trabalhou quase três meses para fazermos um bom campeonato. A gente sabe que a Série A é mais complicada, que os times são mais fortes, mas estamos preparadas para amanhã (hoje) e vamos dar o nosso máximo para sairmos com vitória”, ressaltou a zagueira.

O restante do plantel foi formado depois que Rildo chegou em Belém, ainda em fevereiro, por meio de peneiras em alguns municípios do Estado e no próprio Abelardo Conduru. “As 22 jogadoras ainda não somam a realidade que queremos para o plantel. Esse número ainda é muito baixo, mas nós vamos aumentar conforme a competição for passando. O time que estamos montando tem uma característica muito forte de jogadoras vencedoras”, frisou o técnico.


As adversarias das paraenses foram campeãs do Brasileiro em 2014, mas isso não intimida as meninas da Vila Sorriso. “Estudamos bastante a Ferroviária, inclusive trabalhei em muitos clubes de São Paulo e houve troca de informações, mas a vulnerabilidade do ser humano é grande, e estamos nos preparando para o pior”, ponderou Rildo. “Nós preparamos as meninas para lutar lá em cima e não para não cair. Isso é medíocre demais em qualquer circunstância da vida. Estamos prontos para a guerra”.

TIME EM ESPERA

Para o primeiro desafio, Rildo ainda está aguardando alguns nomes serem liberados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por isso, ele só saberá a equipe que vai colocar em campo na manhã de hoje.

FERROVIÁRIA

Já a Ferroviária atualmente está disputando o Campeonato Paulista, soma duas vitórias e um empate, e de acordo com o técnico Celso Boffa, em entrevista para o site oficial do clube, o principal nesta etapa do ano, é saber dosar a equipe, já que sao dois campeonatos difíceis. “Temos maratonas de viagens muito cansativas, que vão nos fazer mesclar o time quando for necessário. Temos um elenco muito forte e elas sabem que devem estar preparadas, pois a oportunidade vai chegar”, destacou.

(K. L. Carvalho/Diário do Pará)