Remo e Paysandu se enfrentam neste sábado (5), pelo Campeonato Brasileiro da Série C após os dois times se classificarem juntos para o quadrangular do acesso a Série B. Fato este que não ocorre há 20 anos.

A última vez em que Leão e Papão se classificaram juntos a uma mesma fase do Campeonato Brasileiro aconteceu na extinta Copa João Havelange, em 2000 quando os rivais se classificaram no módulo amarelo (equivalente a Série B), onde os bicolores ficaram e 5º e os remistas vieram na 7ª posição.

Naquela altura, o campeonato foi disputado por duelos eliminatórios até a grande final. O Paysandu eliminou Botafogo-SP e Fortaleza-CE, mas parou na semifinal para o surpreendente São Caetano-SP, que começava a crescer no cenário do futebol nacional.


Enquanto isso, o Remo passou por cima de Figueirense-SC e Caxias-RS, porém após um empate sem gols fora de casa, o time azulino caiu diante do Paraná-PR diante de um Mangueirão lotado. O time paranaense acabou sendo campeão daquele ano, mas os torcedores destacam a partida contra os azulinos com mais evidência do que a decisão contra os paulistas.

Como naquele ano, o Módulo Amarelo classificava três clubes para a fase final, a disputa da 3ª vaga teve dois clássicos entre Remo X Paysandu, que acabaram sendo o último do Mangueirão ‘bandola’. Em campo, o Leão levou a melhor após vencer por 3 a 2 no primeiro jogo e empatar com o rival em 1 a 1.

Duas décadas depois, a cena se repete e os torcedores esperam que Leão e Papão conquistem pelo menos o acesso a Série B do Brasileirão, algo que será inédito na história do futebol local.

(DOL)