O Clube do Remo, único representante da Região Norte do Brasil na Série B do Campeonato Brasileiro 2021, não terá vida fácil ao disputar a competição deste ano. O nível da Série B pode ser ainda mais elevado devido a presença de tantos clubes com títulos nacionais da Série A. Visto que, em toda a história da disputa, até seis campeões, entre eles Cruzeiro, Guarani e Botafogo (todos já garantidos), Coritiba, Vasco, Bahia e Sport poderão ser adversários dos azulinos.

O Botafogo, lanterna da Série A, já carimbou, antecipadamente, seu passaporte à Segundona e se juntou ao Guarani e Cruzeiro. Outros campeões do Brasileirão: Coritiba, Vasco, Bahia e Sport estão na corda bamba e, até três deles podem se juntar aos adversários dos remistas, e deixar a competição cada vez mais acirrada, seja no critério de títulos ou até mesmo de tradição no futebol nacional.

O Coritiba é o mais ameaçado até o momento. A equipe paranaense tem 99% de risco de queda. Apenas um milagre salva.


Outra equipe tradicional, o Vasco da Gama, também segue como favorito ao rebaixamento, pode ser seu quarto, em toda a história. O vascão a primeira equipe do Z4. O Bahia (campeão de 1959 e 1988 e duas vezes vice), está seriamente ameaçado, mas ainda é o primeiro fora da zona. Se os dois forem ultrapassados pelo Goiás, que tem quatro pontos a menos mas está em ascensão, seriam seis campeões brasileiros na Série B em 2021.

Se manter na Série B ou subir à Série A não será uma tarefa nada fácil. A exemplo do Cruzeiro, o primeiro ‘time grande’ rebaixado no Brasileirão a deixar escapar o acesso na temporada seguinte. Não confirmou seu favoritismo em 2020.

A competição deste ano pode ser considerada a mais dura da história, assim que definidos os rebaixados. Resta ao Leão Azul, a missão de preparar uma equipe competitiva e à altura do que vem pela frente.

2003 É PARÂMETRO

Contudo, se passado serve de alento, não dá pra esquecer que o Remo também se viu em situação embaraçosa como esta e se saiu bem na campanha de 2003 na Série B.

Naquela ocasião, o Remo disputou com times como Botafogo e Palmeiras, que haviam caído e venceu ambos em Belém.

(DOL)