Xabi Alonso e Philipp Lahm ganharam uma Copa do Mundo cada

Quando pisarem no gramado do Santiago Bernabéu nesta terça-feira (18), Philipp Lahm e Xabi Alonso podem estar disputando seus últimos 90 ou 120 minutos na Uefa Champions League como jogadores profissionais. Afinal, os dois já anunciaram que irão pendurar as chuteiras ao final da atual temporada.

Ou seja, caso o Bayern não consiga reverter a derrota para o Real Madrid por 2 a 1, em casa, no jogo de ida das quartas de final da Uefa Champions League, a dupla se despedirá das competições europeias, que deram tantas alegrias a ambos e permitiram que eles se consolidassem como dois dos maiores nomes do futebol neste século.

Xabi Alonso, de 35 anos, ganhou a própria Champions com o Liverpool em 2005 e com o Real Madrid em 2014 e não conseguiu alcançar a tarefa de se igualar a Clarence Seedorf como únicos atletas a terem ganhado o torneio por três clubes diferentes.

Lahm, por sua vez, que defendeu só o Bayern na carreira inteira, exceto por um período de dois anos emprestados ao Stuttgart, faturou a Champions em 2013.

No total, Xabi Alonso soma 16 taças na carreira, com destaque, além das Champions, para a Copa do Mundo de 2010, o bi da Eurocopa (2008 e 2012), dois Espanhóis e duas Bundesligas. Já Lahm, de 33 anos, ganhou 21 troféus. Entre eles, sete edições do Campeonato Alemão e a Copa do Mundo de 2014.


Por falar no Mundial do Brasil, os dois se aposentaram de suas respectivas seleções após o torneio. Enquanto Xabi Alonso se despediu de forma melancólica, com a eliminação na fase de grupos quando a Espanha defendia o título, Lahm, como capitão da Alemanha, ergueu a taça da quarta conquista de seu país.

Para permitir que as trajetórias das duas lendas em competições internacionais se estendam um pouco mais, o Bayern de Munique precisa vencer o Real Madrid na Espanha por um gol de diferença a partir de 3 x 2 ou por pelo menos dois gols de diferença. A partida ocorrerá nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília).


Caso o time bávaro não consiga a difícil missão de despachar o atual campeão europeu, restará a Lahm e a Xabi Alonso a disputa da Bundesliga e da Copa da Alemanha. Na primeira, a equipe comandada por Carlo Ancelotti lidera com oito pontos de vantagem e com 15 a serem disputados; já na segunda, pega o Borussia Dortmund, em casa, pela semifinal.

Confira os títulos dos dois jogadores na carreira:

XABI ALONSO

Liverpool
Copa da Inglaterra (1)
Supercopa da Inglaterra (1)
Uefa Champions League (1)
Supercopa da Uefa (1)

Real Madrid
Campeonato Espanhol (1)
Copa do Rei (2)
Supercopa da Espanha (1)
Uefa Champions League (1)

Bayern de Munique
Campeonato Alemão (2)
Copa da Alemanha (1)
Supercopa da Alemanha (1)

Espanha
Copa do Mundo (1)
Eurocopa (2)

PHILIPP LAHM

Bayern de Munique
Campeonato Alemão (7)
Copa da Alemanha (6)
Supercopa da Alemanha (3)
Copa da Liga Alemã (1)
Uefa Champions League (1)
Supercopa da Uefa (1)
Mundial de Clubes (1)

Alemanha
Copa do Mundo (1)

FICHA TÉCNICA:
REAL MADRID X BAYERN DE MUNIQUE

Local: Santiago Bernabéu, em Madrid (ESP)
Data: 18 de abril de 2017, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Viktor Cassai (HUN)
Assistentes: Gyorgy Ring (HUN) e Vencel Toth (HUN)

REAL MADRID: Keylor Navas; Carvajal, Sergio Ramos, Nacho e Marcelo; Casemiro, Kross e Modric; Isco, Benzema e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane

BAYERN DE MUNIQUE: Neuer; Lahm, Alonso, Alaba e Bernat; Vidal e Thiago; Robben e Ribery; Muller e Lewandowski. Técnico: Carlo Ancelotti

(Com informações do ESPN)